As crescentes ameaças de cibersegurança tornaram todos os computadores suscetíveis a vírus e malware incluindo aqueles com macOS.

Embora o software da Apple tradicionalmente tenha feito um ótimo trabalho de proteção de dispositivos, adicionar outra camada de defesa é útil apenas para uma maior tranquilidade.

Existem sinais claros de que seu computador pode ter sido infectado e há várias medidas que pode seguir para garantir que o PC esteja mais protegido no futuro.

Sinais de que o seu Mac pode estar infectado

Os PCs infectados emitem alertas diferentes para indicar quando há um problema. O  seu computador provavelmente não mostrará todos os sinais, mas poderá mostra alguns.

Esses sinais incluem:

  • O sinal mais claro de que um vírus pode ter atingido seu computador é que ele está muito mais lento do que o normal.
  • Uma mudança surpreendente na página inicial do seu navegador pode ser outro sinal de que algo aconteceu. Novas barras de ferramentas no Safari também sugerem que há um problema.
  • Anúncios inesperados ou alertas de segurança podem ser outro sinal. Cliques de adware são mais incômodos do que perigosos, mas precisam ser eliminados mesmo assim.
  • Ser incapaz de abrir arquivos ou configurações do sistema no seu Mac é um sinal importante de que as coisas não estão certas.

O que poderá fazer?

Se está convencido de que seu computador contém malware, existem algumas coisas que pode fazer para resolver o problema.

A primeira etapa depende se já possui um antivírus instalado.

Execute uma verificação do sistema imediatamente e veja se deteta algum problema. Certifique-se de que o anti-virus que está a usar tem a atualização mais recente. Caso contrário, certifique-se de instalá-lo. Se for detectado malware, siga as instruções presentadas pelo anti-virus.

Se não tiverantivírus instalado, existem outras tarefas que pode aplicar. Depois de realizar cada uma, reinicie o computador.

Primeiro, verifique dentro da pasta ‘Aplicativos’ no seu Mac e procure por títulos de software desconhecidos. Exclua esses aplicativos arrastando-os para a ‘Lixeira’, clicando com o botão direito e selecionando ‘Excluir Lixeira’. Deverá excluir tudo na pasta ‘Downloads’.

É aqui que você encontrará os arquivos baixados da internet, a seguir, verifique os itens de login no seu computador, vá a ‘Preferências do Sistema’, clique em ‘Usuários e

Grupos’ e escolha o guia ‘Itens de Login’. Desmarque qualquer item que pareça suspeito.  Finalmente, vá ao aplicativo ‘Safari’ e escolha Safari> Preferências na barra de menu. Escolha a guia ‘Geral’ e verifique a lista ‘HomePage’. É correto ou é um site que você não adicionou? Altere a ‘HomePage’, conforme necessário.

Além disso, em Safari> Preferências, clique na guia ‘Extensões’ e certifique-se de que são as que instalou. Exclua as extensões que não parecem certas.

Último passo

Se ainda estiver a experienciar problemas com o seu Mac, é hora de entrar em contato com uma empresa de ciberseguranção, como a  GO4IT . Ou poderá ainda contactar o apoio técnico da Apple para solucionar problemas adicionais.

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